fbpx

Coluna

Especialista em Coluna Vertebral

Dores na coluna têm acometido um número cada vez maior de pessoas, comprometendo de forma importante a qualidade de vida dos pacientes, causando dor, dificuldade para caminhar, perda de força nos membros, interferir na capacidade de trabalho, prejudicar o sono, influenciar em questões psicológicas, entre muitos outros sintomas. Para um diagnóstico preciso e o início de um tratamento individualizado e eficiente, é importante que o paciente procure por um especialista em Coluna.

Na Clínica Ortho Spine contamos com médicos especialistas com estrutura de exames radiológicos com resultados instantâneos.

Além disso, há o constante apoio e cooperação de uma equipe multidisciplinar composta de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, além das mais diversas especialidades médicas e de outras áreas da saúde.  O objetivo é otimizar o atendimento com a mais alta qualidade

As principais patologias que atingem a coluna, na ortopedia, podem ser diagnosticadas e indicadas ao tratamento na Clínica Ortho Spine por uma equipe composta por ortopedistas e traumatologistas especializados em cirurgia da coluna.

Hérnia de Disco

Doença da coluna que mais afeta as pessoas no Brasil, é resultado do desgaste dos discos invertebrais da coluna vertebral. O desgaste do disco faz com que ele se rompa e o seu material expelido. Há uma grande variedade de tipos de hérnia de disco e para cada caso há um tratamento indicado.

A maioria possui tratamento conservador (medidas não cirúrgicas). Entretanto, em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária. Se preciso operar, a equipe Ortho Spine está preparada com as mais diversas técnicas. Inclusive, quando indicado, técnicas minimamente invasivas.

Lombalgia

Conhecida apenas por “dor nas costas”, clinicamente se chama Lombalgia. Manifesta-se na região lombar com origens diversas. Entre 65% e 90% da população sente lombalgia em algum momento da vida. Quando se agrava, pode causar problemas de locomoção e dores intensas.

Fatores mecânico-posturais e degenerativos (artrose) representam as causas mais comuns da dor. Porém, diversas outras causas menos comuns podem ser evidenciadas, sendo necessário muito cuidado na investigação. Assim, quando há dor de maior intensidade, características atípicas ou por tempo prolongado, recomenda – se avaliação médica. Na maioria das vezes métodos não cirúrgicos são suficientes para o tratamento adequado.

Escoliose

A Escoliose é um desvio da coluna vertebral e atinge grande parte da população, de crianças até adultos. Pacientes que apresentam escoliose têm curvatura da coluna para o lado. O tratamento varia de acordo com o grau da doença, que, por exemplo, pode ir da fisioterapia até a cirurgia. No entanto, somente a avaliação médica pode orientar acerca do caso.

 Cervicalgia

Cervicalgia é um problema comum em todo o mundo, pelo menos no mundo industrializado, e constitui causa importante de incapacidade. O pescoço controla os movimentos da cabeça em relação ao resto do corpo. Uma vez que os olhos e os órgãos vestibulares são localizados na cabeça, informações vindas dos mecanorreceptores das estruturas do pescoço são cruciais para interpretar os dados vestibulares e para controlar as funções motoras que dependem das informações visuais. A cervicalgia pode, assim sendo, ter profundas conseqüências.

Fratura na Coluna

Os ossos de sua coluna vertebral podem quebrar ou fragmentar-se como resultado de perda óssea. A menopausa e a osteoporose primária não são as únicas culpadas quando se trata de perda óssea. Câncer, quimioterapia, radioterapia, hipertireoidismo e uso prolongado de corticosteróides também causam perda de massa óssea e aumentam seu risco de fratura.

Infelizmente, ter uma fratura vertebral aumenta significativamente suas chances de ter outra. Ao longo do tempo, múltiplas fraturas podem prejudicar o alinhamento de sua coluna, fazendo com que haja uma inclinação para a frente (corcunda).

LER/DORT

As principais Lesões do Trabalho, muitas das vezes, estão associadas à patologias da coluna devido a má postura, falta de ergonomia e condições inapropriadas do ambiente de trabalho. Ao detectar incômodo ou dores agudas após a jornada de trabalho, procure pelo seu ortopedista.

Para mais informações de diagnósticos e tratamentos, marque uma consulta com nosso cirurgião de coluna Dr. Abel Ferreira Carneiro.

Dr. Abel Carneiro