fbpx

Mão e Punho

Especialista Mão e Punho

O especialista em mão e punho cuida de doenças que são muito comuns e outras mais complexas, como doenças congênitas e fraturas provenientes de acidentes que requerem uma precisão minuciosa na cirurgia.
As principais patologias que atingem as mãos e os punhos, na ortopedia, podem ser diagnosticadas e indicadas ao tratamento na Clínica Ortho Spine por uma equipe composta por ortopedistas e traumatologistas especializados em cirurgia da mão e punho.

Síndrome do Túnel do Carpo

A síndrome do túnel do carpo é a compressão do nervo mediano que fica localizado entre o punho e as mãos, causando dor, formigamento e a dificuldade de realizar movimentos simples, como segurar uma xícara de café.
A principal causa é Lesão do Esforço Repetitivo (LER), muitas vezes associada à trabalhos de digitação ou tocar instrumentos musicais. No entanto, existem também causas traumáticas (fraturas), inflamatórias (artrite reumatóide), hormonais e medicamentosas.

Tenossinovite (Tendinite de Quervain)

Um distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho, associado aos movimentos repetitivos do punho e polegar, exercícios excessivos e posturas inadequadas, que ocasionam tensão nos tendões. Por ser uma patologia que dificulta a realização das atividades da vida diária, a fisioterapia irá atuar de forma a auxiliar na recuperação funcional das estruturas acometidas, reduzindo processo inflamatório e, consequentemente, reduzindo o quadro de dor do paciente.

Lesões Congênitas

As lesões congênitas mais frequentes são a sindactilia, quando dois ou mais dedos estão unidos, e a polidactilia, quando a criança tem um número extra de dedos.

Polegar em gatilho – O polegar e o anular são os mais acometidos, seguido do dedo longo, indicador e do mínimo. Várias são as causas. São frequentes em mulheres entre 40 e 60 anos de idade. Também estão associadas a doenças que afetam o tecido conjuntivo, como: diabetes, artrite reumatóide, gota, amiloidoses e mucopolissacaridoses. Nos casos congênitos o alongamento é mais comum no polegar.

Dr. Gustavo Mendes

  • Graduação em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia – SBOT
  • Especialista em Cirurgia da Mão pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão – SBCM